SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Una alternativa didática experimental para clases de óptica geométricaLA COOPERACIÓN MULTIPROFESIONAL EN LA PLANIFICACIÓN PEDAGÓGICA DE LA EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL: un estudio descriptivo de cuatro escuelas municipales de Lagarto-SE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

DAMIN, Willian; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos  y  PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes. PROJETO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: indícios de saberes disciplinares. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.309-338.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id936.

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições de um Projeto de Ensino de Estatística para o desenvolvimento e/ou manifestação dos saberes disciplinares em um curso de Licenciatura em Matemática. Foi proposto aos 11 (onze) licenciandos participantes, a leitura de textos no campo da Educação Estatística, a realização de tarefas que envolviam conteúdos de Estatística Básica e o desenvolvimento de uma investigação estatística. Com a intenção de alcançar o objetivo, foi adotada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e para a coleta de dados utilizou-se memoriais reflexivos, narrativas de aprendizagem e tarefas realizadas pelos licenciandos. A análise de dados pautou-se na teoria da Análise Textual Discursiva que permitiu realizar interpretações dos registros produzidos. As análises indicam algumas dificuldades, a valorização dos conteúdos de Estatística como campo de ensino e o desenvolvimento das competências estatísticas enquanto saberes disciplinares.

Palabras clave : Projeto de Ensino de Estatística; Educação Estatística; Licenciatura em Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )