SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3PROYECTO DE ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA: indicios de saberes disciplinaresEl PET-salud como referencia para la preceptoria de la residencia médica en medicina de familia y comunidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SCHMITZ, Heike; SILVA, Aila Santana de Amorim; ALMEIDA, Themyres Gabriele Santos  y  KAMSKI, Ilse. A COOPERAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.339-364.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id922.

A extensão da jornada escolar, que visa ampliar oportunidades educativas e que prevê para tal fim a inserção de atores extraclasse, implica desafios no planejamento pedagógico escolar, particularmente quando se exige a articulação entre o currículo escolar e a oferta extraclasse. O planejamento se reflete na proposta pedagógica a ser, conforme legislação, elaborada com participação dos professores. Parece plausível envolver nas escolas em tempo integral também os demais atores envolvidos nos processos escolares de ensino. Por meio de um estudo de caso descritivo em quatro escolas municipais de Lagarto/Sergipe, buscou-se compreender se e como cooperam os atores extraclasse com os atores escolares. As respostas das coordenadoras pedagógicas, professores e monitores revelaram dificuldades para uma cooperação multiprofissional principalmente entre professores e monitores, mas foi confirmada uma cooperação no planejamento e na operacionalização das atividades entre monitores e coordenadoras da oferta extraclasse e entre estas e a coordenação escolar. Em diversos aspectos, os resultados desse estudo descritivo são semelhantes às revelações de um estudo alemão, de natureza quantitativa, a que se recorreu aqui para a discussão.

Palabras clave : Cooperação Multiprofissional; Gestão educacional; Planejamento pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )