SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3PROJETO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: indícios de saberes disciplinaresO PET-saúde como referência para a preceptoria da residência médica em medicina de família e comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SCHMITZ, Heike; SILVA, Aila Santana de Amorim; ALMEIDA, Themyres Gabriele Santos  e  KAMSKI, Ilse. A COOPERAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.339-364.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id922.

A extensão da jornada escolar, que visa ampliar oportunidades educativas e que prevê para tal fim a inserção de atores extraclasse, implica desafios no planejamento pedagógico escolar, particularmente quando se exige a articulação entre o currículo escolar e a oferta extraclasse. O planejamento se reflete na proposta pedagógica a ser, conforme legislação, elaborada com participação dos professores. Parece plausível envolver nas escolas em tempo integral também os demais atores envolvidos nos processos escolares de ensino. Por meio de um estudo de caso descritivo em quatro escolas municipais de Lagarto/Sergipe, buscou-se compreender se e como cooperam os atores extraclasse com os atores escolares. As respostas das coordenadoras pedagógicas, professores e monitores revelaram dificuldades para uma cooperação multiprofissional principalmente entre professores e monitores, mas foi confirmada uma cooperação no planejamento e na operacionalização das atividades entre monitores e coordenadoras da oferta extraclasse e entre estas e a coordenação escolar. Em diversos aspectos, os resultados desse estudo descritivo são semelhantes às revelações de um estudo alemão, de natureza quantitativa, a que se recorreu aqui para a discussão.

Palavras-chave : Cooperação Multiprofissional; Gestão educacional; Planejamento pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )