SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3LA COOPERACIÓN MULTIPROFESIONAL EN LA PLANIFICACIÓN PEDAGÓGICA DE LA EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL: un estudio descriptivo de cuatro escuelas municipales de Lagarto-SELA INTERDISCIPLINARIEDAD EN EL PROEJA: un panorama de los trabajos publicados en periódicos científicos en los últimos 10 años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

PEREIRA, David Ricardo da Silva  y  MOIA, Lizomar de Jesus Maués Pereira. O PET-saúde como referência para a preceptoria da residência médica em medicina de família e comunidade. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.365-394.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id923.

O programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC), a exemplo da Educação Superior no Brasil, vivencia uma necessidade de mudança e adaptação. Atualmente, seu desafio como programa é adaptar-se ao novo perfil de egressos e encontrar a melhor forma de orientá-los através da integração ensino-serviço no SUS. Neste sentido, este estudo se propôs a analisar as metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas pelos preceptores do programa de residência médica de MFC na UEPA. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Obtido através de respostas coletadas numa entrevista semiestruturada com questões abertas. As entrevistas foram gravadas e transcritas e a análise dos dados obedeceu ao modelo de Análise de Conteúdo de Bardin. Através das entrevistas foram abordados 04 eixos temáticos principais, com ênfase nas percepções e inclinação dos preceptores, na busca por um aprimoramento do programa de residência médica em MFC. Constatou-se que todos os preceptores adotavam algum tipo de metodologia ativa de ensino na prática. Destacou-se o interesse destes em participar de programas de capacitação e educação continuada, enquanto apontou-se a necessidade de uma melhor aplicação de ferramentas capazes de incrementar o exercício da preceptoria bem como o aprendizado dos residentes. Ao final, destacou-se a importância do modelo de metodologia de ensino e o conhecimento de diversos modelos de metodologias ativas de ensino pelos preceptores. Ratificou-se a necessidade de adoção de ferramentas mais afinadas às particularidades da MFC, como é o caso do PET-Saúde.

Palabras clave : Educação de pós-graduação em medicina; Metodologia ativa de ensino e aprendizagem; PET-Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )