SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3A COOPERAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SEA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PEREIRA, David Ricardo da Silva  e  MOIA, Lizomar de Jesus Maués Pereira. O PET-saúde como referência para a preceptoria da residência médica em medicina de família e comunidade. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.365-394.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id923.

O programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC), a exemplo da Educação Superior no Brasil, vivencia uma necessidade de mudança e adaptação. Atualmente, seu desafio como programa é adaptar-se ao novo perfil de egressos e encontrar a melhor forma de orientá-los através da integração ensino-serviço no SUS. Neste sentido, este estudo se propôs a analisar as metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas pelos preceptores do programa de residência médica de MFC na UEPA. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Obtido através de respostas coletadas numa entrevista semiestruturada com questões abertas. As entrevistas foram gravadas e transcritas e a análise dos dados obedeceu ao modelo de Análise de Conteúdo de Bardin. Através das entrevistas foram abordados 04 eixos temáticos principais, com ênfase nas percepções e inclinação dos preceptores, na busca por um aprimoramento do programa de residência médica em MFC. Constatou-se que todos os preceptores adotavam algum tipo de metodologia ativa de ensino na prática. Destacou-se o interesse destes em participar de programas de capacitação e educação continuada, enquanto apontou-se a necessidade de uma melhor aplicação de ferramentas capazes de incrementar o exercício da preceptoria bem como o aprendizado dos residentes. Ao final, destacou-se a importância do modelo de metodologia de ensino e o conhecimento de diversos modelos de metodologias ativas de ensino pelos preceptores. Ratificou-se a necessidade de adoção de ferramentas mais afinadas às particularidades da MFC, como é o caso do PET-Saúde.

Palavras-chave : Educação de pós-graduação em medicina; Metodologia ativa de ensino e aprendizagem; PET-Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )