SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3El PET-salud como referencia para la preceptoria de la residencia médica en medicina de familia y comunidadReflexiones sobre la práctica supervisada en educación de jóvenes y adultos en Bragança (PA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

HALBERSTADT, Fabrício Fernando; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira  y  GARCIA, Isabel Krey. A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.395-424.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id924.

O presente trabalho delineia os resultados de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que visou verificar como tem sido abordada a interdisciplinaridade, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em artigos publicados em periódicos científicos, ao longo dos últimos dez anos. Foram analisados nove artigos os quais foram selecionados, a partir de busca realizada no Portal de Periódicos da Capes. A análise dos artigos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), originando um metatexto, no qual se descrevem as três categorias finais que emergiram durante esse processo, a saber: Currículo integrado; Materiais didáticos e metodologias de ensino contextualizadas; Formação de professores. Por fim, verifica-se que a interdisciplinaridade é tratada nos trabalhos analisados, a partir do conceito de currículo integrado (integração entre formação humanística e profissional) e, para tanto, são necessários materiais e metodologias planejados de forma contextualizada, o que somente é possível por meio de uma formação docente permanente crítica.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa bibliográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )