SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3INTERDISCIPLINARITY IN THE PROEJA: a view from the works published in scientific journals in the last 10 yearsEXPERIENCES IN INTEGRATING PROJECTS FOR THE ENVIRONMENTAL SANITATION TECHNOLOGY COURSE OF THE IFPA ITAITUBA CAMPUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MACIEL, Rogerio Andrade; CORREA, Antonio Matheus do Rosário  and  OLIVEIRA, Luane de Cássia Carvalho de. Reflexões sobre o estágio supervisionado na educação de jovens e adultos em Bragança (PA). Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.425-450.  Epub Apr 17, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id937.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a experiência vivenciada, no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (ESEJA), Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança - (PA). Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e documental que possibilitaram mapear os documentos norteadores sobre os estágios curriculares no Brasil, utilizou-se ainda, como coleta de dados, a observação participante, elaboração e aplicabilidade de um questionário direcionado para os alunos da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Profa. Theodomira Raimunda da Silva Lima, localizada em Bragança-PA. A análise apresentada indica que o ESEJA da Faculdade de Educação, faz parte de um componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia e possui dois regulamentos: o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (PPC) e o Documento Orientador do Estágio Supervisionado, ambos são fundamentais para o entendimento sobre o papel do pedagogo e da docência, enquanto processos de construção da identidade deste profissional. O texto revela, também, que o ESEJA contribuiu para a resolução das questões emergentes na E.M.E.I.F. Profa. Theodomira Raimunda da Silva, pois possibilitou a elaboração de duas cartilhas “iconográficas e de poesias”, como práticas de letramento, a partir das histórias de vida, diversidade cultural e representações dos alunos da 2ª etapa da EJA, em Bragança-PA.

Keywords : Estágio Supervisionado; Educação de Jovens e Adultos; Práticas de letramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )