SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anosEXPERIÊNCIAS EM PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFPA CAMPUS ITAITUBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MACIEL, Rogerio Andrade; CORREA, Antonio Matheus do Rosário  e  OLIVEIRA, Luane de Cássia Carvalho de. Reflexões sobre o estágio supervisionado na educação de jovens e adultos em Bragança (PA). Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.425-450.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id937.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a experiência vivenciada, no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (ESEJA), Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança - (PA). Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e documental que possibilitaram mapear os documentos norteadores sobre os estágios curriculares no Brasil, utilizou-se ainda, como coleta de dados, a observação participante, elaboração e aplicabilidade de um questionário direcionado para os alunos da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Profa. Theodomira Raimunda da Silva Lima, localizada em Bragança-PA. A análise apresentada indica que o ESEJA da Faculdade de Educação, faz parte de um componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia e possui dois regulamentos: o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (PPC) e o Documento Orientador do Estágio Supervisionado, ambos são fundamentais para o entendimento sobre o papel do pedagogo e da docência, enquanto processos de construção da identidade deste profissional. O texto revela, também, que o ESEJA contribuiu para a resolução das questões emergentes na E.M.E.I.F. Profa. Theodomira Raimunda da Silva, pois possibilitou a elaboração de duas cartilhas “iconográficas e de poesias”, como práticas de letramento, a partir das histórias de vida, diversidade cultural e representações dos alunos da 2ª etapa da EJA, em Bragança-PA.

Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Educação de Jovens e Adultos; Práticas de letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )