SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Reflexiones sobre la práctica supervisada en educación de jóvenes y adultos en Bragança (PA)EVALUACIÓN FORMATIVA EN EAD: una forma eficaz para (re) construcción del conocimento? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ALMEIDA, Vilma Ribeiro de; BRITO, Brendson Carlos  y  COLLINS, Naum Pestana. EXPERIÊNCIAS EM PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFPA CAMPUS ITAITUBA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.451-475.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id942.

Este artigo é resultado das experiências dos Projetos Integradores desenvolvidos no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus - Itaituba. Os projetos foram desenvolvidos em consonância com o planejamento dos conteúdos trabalhados nas disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre letivo de 2017. A construção desta ação didático-pedagógica ocorreu de maneira interdisciplinar, voltada para a promoção do desenvolvimento de competências, valores, atitude, habilidades e conhecimentos necessários, que contribuam para a formação profissional dos futuros tecnólogos em Saneamento Ambiental e para o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, os trabalhos foram produzidos por meio de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, durante a implantação e execução dos projetos. O objetivo deste artigo é favorecer o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e, sobretudo, que valorize a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da conjugação do ensino e pesquisa, estabelecendo assim, a articulação entre a teoria e a prática, os saberes e as habilidades do aluno. Os projetos tiveram como foco a interdisciplinaridade, uma ferramenta propícia para a inserção dos conteúdos que foram integrados à construção dos projetos. Dessa maneira, os Projetos Integradores são uma alternativa na construção de ensino-aprendizagem, capaz de agregar competências voltadas para a construção e formação dos saberes que contribuem para a efetivação da autonomia do aluno.

Palabras clave : Projeto Integrador; Interdisciplinaridade; Competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )