SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3EXPERIENCES IN INTEGRATING PROJECTS FOR THE ENVIRONMENTAL SANITATION TECHNOLOGY COURSE OF THE IFPA ITAITUBA CAMPUSPOSTMODERNITY AND NEW TECHNOLOGIES IN THE CUBAN AND BRAZILIAN EDUCATIONAL CONTEXTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CAMILLO, Eliane Juraski  and  RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.476-505.  Epub Apr 17, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n31d925.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD - Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino - PROEN - que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina - IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC - turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento.

Keywords : Ensino; Educação a distância; Avaliação formativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )