SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3EXPERIENCIAS EN PROYECTOS INTEGRADORES EN EL CURSO DE TECNOLOGÍA EN SANEAMIENTO AMBIENTAL DEL IFPA CAMPUS ITAITUBALA POSMODERNIDAD Y LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS EN LOS CONTEXTOS EDUCATIVOS CUBANO Y BRASILEÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CAMILLO, Eliane Juraski  y  RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.476-505.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n31d925.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD - Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino - PROEN - que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina - IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC - turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento.

Palabras clave : Ensino; Educação a distância; Avaliação formativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )