SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3CONTRIBUTIONS OF NEUROEDUCATION TO PEDAGOGICAL PRACTICECOMPREHENSION OF VERBAL AND VISUAL TEXTS FROM THE PRODUCTION OF COMICS BOOKS WITH YOUNG AND ADULT PEASANTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

COELHO, Aldilene Lima  and  BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. DESAFIOS À GESTÃO DE UM POLO DA UAB NA AMAZÔNIA PARAENSE. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.548-577.  Epub Apr 17, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id927.

O presente artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado acadêmico, o qual tem como propositiva compreender os desafios do processo de gestão de um polo de EaD do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vistas a efetivar a educação superior a distância no Oeste do Pará. A metodologia construiu-se por intermédio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e pesquisa documental, bibliográfica e empírica. Utilizou-se para produção dos dados as técnicas da análise de documentos, da observação não-participante e do questionário, organizados com aporte da análise de conteúdo e da triangulação de métodos. Fundamentado no entendimento que a EaD tem oportunizado ingresso ao ensino superior a um número cada vez maior de pessoas, e dos desafios à gestão de um polo de EaD, vivenciados pelos coordenadores que atuam no âmbito do Sistema UAB, os resultados encontrados sugerem que gerir um polo da UAB no interior da Amazônia paraense tem demandado desafios diversos àqueles que coordenam esta modalidade de ensino, dentre eles a evasão, que pode ser decorrente de fatores relacionados ao desconheciento dos estudantes quanto as NTIC, bem como a fragilidade da formação dos tutores presenciais para atuar com esta modalidade de ensino. Assim, concluir-se que a infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humanos do polo estudado atende ao proposto em sua implantação, ainda que hajam desafios a serem superados pelos gestores de polo e IES ofertante, a fim de garantir uma educação superior de qualidade para o interior da Amazônia brasileira.

Keywords : Educação a distância; Sistema UAB; Gestão de polo na Amazônia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )