SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES DE LAS SERIES INICIALES DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL DE LA RED MUNICIPAL DE MACAPÁ-AP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FERREIRA, Hercio da Silva; GONCALVES, Tadeu Oliver  y  LAMEIRAO, Soraia Valéria de Oliveira Coelho. APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: uma revisão sistemática. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.636-662.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id945.

A chamada ‘década do cérebro’ se caracterizou pelos avanços nas Ciências Neurológicas e isso despertou nos cientistas, um grande entusiasmo no estudo do funcionamento cerebral. Tanto, que alguns educadores viram a possibilidade de aplicar resultados das Neurociências, diretamente em sala de aula. A partir daí, surge uma profunda discussão no meio científico, sobre a possibilidade e/ou necessidade de aplicação desses resultados diretamente em sala de aula e sobre quem está habilitado a fazer tal aplicação. Dessas discussões, surgiram várias iniciativas de fazer emergir um novo campo de pesquisa, capaz de estudar cientificamente a melhor forma de aproximar as Neurociências da Educação. Neste artigo, discutimos como a ‘década do cérebro’ influenciou o surgimento deste novo campo de pesquisa - que alguns chamam ‘Neuroeducação’ e outros, ‘Ciência da Mente, Cérebro e Educação’ -, a pesquisa colaborativa entre pesquisadores de áreas diferentes, levando em consideração a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e os modelos de pesquisa colaborativa, propostos para este novo campo. Discutimos também quão complexa é a análise das dificuldades de aprendizagem em leitura/escrita e em matemática, dando ênfase ao ‘Modelo de Níveis de Desenvolvimento’ proposto por Jodi Tommerdahl.

Palabras clave : Neuroeducação; Transdisciplinaridade; Ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )