SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4LA IMPORTANCIA DE UN CURRÍCULO CON ELEMENTOS AFROCENTRADOS PARA CONSTRUIR UNA VISIÓN EPISTEMOLÓGICA MENOS EUROCENTRADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela. ENTRE A ACEITAÇÃO E A FUGA: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.37-65.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1004.

Este artigo beneficia-se de fragmentos extraídos de pesquisas realizadas em uma escola do ensino médio da rede pública do Estado da Bahia. As questões que orientam este estudo residem em acompanhar os movimentos direcionados à subversão dos dogmas, das normatizações e dos mecanismos de controle colocados em funcionamento pelos e nos processos de escolarização. Pergunta-se: é possível escapar das armadilhas das identidades fixadas pelas normativas institucionais? É possível desestabilizar os caprichos da disciplina e seus efeitos sobre os corpos negros? Ao interrogar essas práticas curriculares na perspectiva da diferença, ou ainda, ao perguntar, parafraseando Stuart Hall (2002), “que 'negro' é esse na cultura negra?", o estudo apontou para movimentos de capturas e resistências aos lugares institucionais (pré)vistos pelos planejamentos curriculares.

Palabras clave : Currículo; Diferença; Relações étnico-raciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )