SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO COM ELEMENTOS AFROCENTRADOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA MENOS EUROCENTRADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela. ENTRE A ACEITAÇÃO E A FUGA: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.37-65.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1004.

Este artigo beneficia-se de fragmentos extraídos de pesquisas realizadas em uma escola do ensino médio da rede pública do Estado da Bahia. As questões que orientam este estudo residem em acompanhar os movimentos direcionados à subversão dos dogmas, das normatizações e dos mecanismos de controle colocados em funcionamento pelos e nos processos de escolarização. Pergunta-se: é possível escapar das armadilhas das identidades fixadas pelas normativas institucionais? É possível desestabilizar os caprichos da disciplina e seus efeitos sobre os corpos negros? Ao interrogar essas práticas curriculares na perspectiva da diferença, ou ainda, ao perguntar, parafraseando Stuart Hall (2002), “que 'negro' é esse na cultura negra?", o estudo apontou para movimentos de capturas e resistências aos lugares institucionais (pré)vistos pelos planejamentos curriculares.

Palavras-chave : Currículo; Diferença; Relações étnico-raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )