SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4BETWEEN ACCEPTANCE AND ESCAPE: black youth in transit in school curriculumTHE PRINCESS HOUSE OF THE FANTI-ASHANTI HOUSE: a chromatic study in the teaching of Art in light of Law Nº 10.639 / 03 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MORAIS, Rodrigo Fernandes  and  SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos. A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO COM ELEMENTOS AFROCENTRADOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA MENOS EUROCENTRADA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.66-94.  Epub May 15, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1005.

Pretendemos neste ensaio mostrar como o currículo eurocêntrico e as práticas pedagógicas eurocentradas perpetuam a colonialidade do saber e do ser, conduzindo o imaginário e as crenças de estudantes constantemente ao norte epistemológico. Ademais, de maneira breve, desvelar que, tanto a ciência hegemônica quanto as tecnologias, também foram construídas por cientistas africanas(os) e afrodiaspóricas(os) e, nesse sentido, buscando deixar um incentivo para que educadoras(es) de física e ciências possam trabalhar a superação da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade que imobiliza estudantes negras(os) a partir dos exemplos que serão citados e de inúmeras referências que durante a roda viva da história tenham sido esquecidas, apagadas ou obliteradas.

Keywords : Ensino de física; Cientistas; Colonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )