SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4ENTRE LA ACEPTACIÓN Y LA FUGA: la juventud negra en tránsito en los currículum escolaresEL BAÑO DE PRINCESAS DE LA CASA FANTI-ASHANTI: un estudio cromático en la enseñanza de Arte a la luz de la Ley Nº 10.639 / 03 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MORAIS, Rodrigo Fernandes  y  SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos. A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO COM ELEMENTOS AFROCENTRADOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA MENOS EUROCENTRADA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.66-94.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1005.

Pretendemos neste ensaio mostrar como o currículo eurocêntrico e as práticas pedagógicas eurocentradas perpetuam a colonialidade do saber e do ser, conduzindo o imaginário e as crenças de estudantes constantemente ao norte epistemológico. Ademais, de maneira breve, desvelar que, tanto a ciência hegemônica quanto as tecnologias, também foram construídas por cientistas africanas(os) e afrodiaspóricas(os) e, nesse sentido, buscando deixar um incentivo para que educadoras(es) de física e ciências possam trabalhar a superação da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade que imobiliza estudantes negras(os) a partir dos exemplos que serão citados e de inúmeras referências que durante a roda viva da história tenham sido esquecidas, apagadas ou obliteradas.

Palabras clave : Ensino de física; Cientistas; Colonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )