SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4O BAIÃO DE PRINCESAS DA CASA FANTI-ASHANTI: um estudo cromático no ensino de Arte à luz da Lei Nº 10.639/03CURRÍCULO DES-OCULTO: outras vozes, outras epistemologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Arlene Santos  e  PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. QUÍMICXS NEGROS E NEGRAS DO SÉCULO XX E O RACISMO INSTITUCIONAL NAS CIÊNCIAS. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.121-146.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1007.

O presente trabalho traz a trajetória de alguns cientistas negros e negras da área química que atuaram durante o Século XX, contrapondo as políticas separatistas de seus tempos. As atuações destes e destas cientistas serviram de exemplo de luta e resistência, além de contribuírem para a ampliação do legado afrodescendente no âmbito técnico e científico da humanidade. A análise das trajetórias desses cientistas foi feita sob a perspectiva do reflexo do racismo e racismo institucional no desenvolvimento de seus trabalhos e carreiras acadêmica e profissional. A partir deste estudo foi percebida a necessidade de reafirmar a imagem da população negra como uma população intelectualmente produtiva, redirecionando a centralidade da evolução e desenvolvimento tecnológico e científico de modo a mostrar a real face do desenvolvimento, plural, no que tange à etnia e gênero dos e das cientistas e produtores de tecnologias e conhecimentos pelo mundo.

Palavras-chave : Racismo institucional; Cientistas negros e negras; Relações étnico-raciais nas ciências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )