SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4CURRICULUM UNCOVER: other voices, other epistemologies(DES) MEETINGS FOR AN AFROCENTRATED CURRICULUM IN PORTUGUESE LANGUAGE EDUCATION IN AVERAGE EDUCATIONAL TECHNICAL EDUCATION INTEGRATED TO MIDDLE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

LOBO, Dalva de Souza; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio  and  FERREIRA, Helena Maria. ENTRE OMISSÃO E PRECONCEITO RACIAL: discurso-acontecimento. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.176-203.  Epub May 15, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1009.

O presente artigo tem por objetivo problematizar a proposição/implementação de currículos que abordem as relações étnico-raciais em cursos de professores de língua portuguesa. Nessa direção, a partir de pressupostos epistemológicos do campo bakhtiniano, buscamos defender que a concepção tradicional como um conjunto de disciplinas, conteúdos e atividades não consegue contemplar dimensões que abarquem as interações estabelecidas para que a aprendizagem em uma perspectiva crítica se efetive. Assim, considerando o contexto formativo de um curso de licenciatura em Letras, em que o objeto de estudo é o texto-enunciado, uma abordagem discursiva pode favorecer processos de ensino-aprendizagem que impliquem o sujeito e promovam a ressignificação de princípios axiológicos relacionados às questões de raça/racismo. Para a consecução deste trabalho, partimos de uma apresentação de pressupostos epistemológicos defendidos pelo Círculo de Bakhtin, com vistas a evidenciar a relevância de um currículo que contemple uma perspectiva dialógica. Para ilustrar a discussão dos pressupostos epistemológicos, utilizamos alguns excertos de atividades realizadas por alunos de graduação em um curso de extensão que teve por objetivo explorar questões relacionadas à (des)igualdade racial. A partir das discussões empreendidas, procuramos demonstrar que uma formação profissional para a docência demanda não somente a seleção de conteúdos e atividades, mas também, atos responsivos para a constituição de sujeitos éticos e sensíveis às demandas da sociedade.

Keywords : Currículo; Relações étnico-raciais; Círculo de Bakhtin.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )