SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4CURRÍCULO DES-OCULTO: outras vozes, outras epistemologias(DES)ENCONTROS PARA UM CURRÍCULO AFROCENTRADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

LOBO, Dalva de Souza; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio  e  FERREIRA, Helena Maria. ENTRE OMISSÃO E PRECONCEITO RACIAL: discurso-acontecimento. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.176-203.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1009.

O presente artigo tem por objetivo problematizar a proposição/implementação de currículos que abordem as relações étnico-raciais em cursos de professores de língua portuguesa. Nessa direção, a partir de pressupostos epistemológicos do campo bakhtiniano, buscamos defender que a concepção tradicional como um conjunto de disciplinas, conteúdos e atividades não consegue contemplar dimensões que abarquem as interações estabelecidas para que a aprendizagem em uma perspectiva crítica se efetive. Assim, considerando o contexto formativo de um curso de licenciatura em Letras, em que o objeto de estudo é o texto-enunciado, uma abordagem discursiva pode favorecer processos de ensino-aprendizagem que impliquem o sujeito e promovam a ressignificação de princípios axiológicos relacionados às questões de raça/racismo. Para a consecução deste trabalho, partimos de uma apresentação de pressupostos epistemológicos defendidos pelo Círculo de Bakhtin, com vistas a evidenciar a relevância de um currículo que contemple uma perspectiva dialógica. Para ilustrar a discussão dos pressupostos epistemológicos, utilizamos alguns excertos de atividades realizadas por alunos de graduação em um curso de extensão que teve por objetivo explorar questões relacionadas à (des)igualdade racial. A partir das discussões empreendidas, procuramos demonstrar que uma formação profissional para a docência demanda não somente a seleção de conteúdos e atividades, mas também, atos responsivos para a constituição de sujeitos éticos e sensíveis às demandas da sociedade.

Palavras-chave : Currículo; Relações étnico-raciais; Círculo de Bakhtin.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )