SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4ENTRE OMISSÃO E PRECONCEITO RACIAL: discurso-acontecimentoEDUCOMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MIDIARTIVISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SANTOS, Mariana Fernandes dos; VALADARES, Flavio Biasutti  e  MACEDO, Yuri Miguel. (DES)ENCONTROS PARA UM CURRÍCULO AFROCENTRADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.204-231.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1010.

Os processos de construção dos currículos na educação brasileira, historicamente, têm como referência o centralismo epistemológico eurocêntrico e ocidental institucionalizado e naturalizado desconsiderando as diferenças culturais. No que concerne ao currículo da língua portuguesa nos diversos níveis de ensino, predomina o monolinguismo, monoculturalismo, referência literária colonialista, protagonismo de apenas uma etnia, purismo linguístico, entre outros aspectos que ocasionaram o racismo cultural, instaurando a normatização e limitação de sentidos e significados das práticas linguageiras no ensino de língua portuguesa na educação básica. Diante disso, vemos a importância de problematizações em torno dessa realidade, em especial, quando se trata da educação básica profissional (Ensino Médio Integrado ao Técnico), considerando a necessidade do enfrentamento que há contra as práticas educativas tecnicistas, consolidadas em muitas das instituições que ofertam esses cursos. Nessa perspectiva, neste artigo, nos ocupamos do objetivo de analisar como se constitui o currículo de Língua portuguesa (LP) no curso Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Eunápolis, em relação à promoção da igualdade racial, tendo como referenciais teórico-metodológicos os estudos de base intercultural e de(s) colonial. Os resultados demonstram que o currículo de LP estudado não contempla nem mesmo o marco legal para promoção da igualdade racial. Nesse aspecto, ressaltamos a necessidade constante de problematizar os currículos escolares, considerando o paradigma da afrocentricidade como um caminho para via intercultural, de descolonização epistemológica, de descentralidade colonial e, ao mesmo tempo, a proposição de outras formas de vivências com as diferenças culturais.

Palavras-chave : Ensino de Língua Portuguesa; Descolonialidades; Afrocentricidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )