SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4(DES) MEETINGS FOR AN AFROCENTRATED CURRICULUM IN PORTUGUESE LANGUAGE EDUCATION IN AVERAGE EDUCATIONAL TECHNICAL EDUCATION INTEGRATED TO MIDDLE SCHOOLPEDAGOGY OF THR CROSSROADS Exu as Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

FREITAS, Ricardo Oliveira de. EDUCOMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MIDIARTIVISMO. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.232-261.  Epub May 15, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1011.

Analiso iniciativas de midiartivismo como práticas educomunicativas, a fim de compreender a importância da interseção entre arte e mídia para a elaboração de projetos pedagógicos e, mesmo, políticos. Para tanto, apresento resultados de análises elaboradas acerca de artistas e coletivos de arte compromissados com ações que promovem discussões sobre temas como gênero, sexualidades, raça, etnia e localismos, com o intuito de contribuir para o fortalecimento da democracia, a conquista da cidadania, o desenvolvimento humano e a equidade de direitos. Ao incentivar o uso artístico das tecnologias como instrumento político, afirmo que esse tipo de ativismo promove uma militância que é sempre formativa e pedagógica.

Keywords : Midiartivismo; Educação popular; Educomunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )