SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4(DES) ENCUENTROS PARA UN CURRICULUM AFROCENTRADO EN LA ENSEÑANZA DEL IDIOMA PORTUGUÉS EN LA EDUCACIÓN TÉCNICO PROFESIONAL INTEGRADA A LA ESCUELA MEDIAPEDAGOGÍA DE LAS ENCRUCIJADAS Exu como educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FREITAS, Ricardo Oliveira de. EDUCOMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MIDIARTIVISMO. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.232-261.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1011.

Analiso iniciativas de midiartivismo como práticas educomunicativas, a fim de compreender a importância da interseção entre arte e mídia para a elaboração de projetos pedagógicos e, mesmo, políticos. Para tanto, apresento resultados de análises elaboradas acerca de artistas e coletivos de arte compromissados com ações que promovem discussões sobre temas como gênero, sexualidades, raça, etnia e localismos, com o intuito de contribuir para o fortalecimento da democracia, a conquista da cidadania, o desenvolvimento humano e a equidade de direitos. Ao incentivar o uso artístico das tecnologias como instrumento político, afirmo que esse tipo de ativismo promove uma militância que é sempre formativa e pedagógica.

Palabras clave : Midiartivismo; Educação popular; Educomunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )