SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4(DES)ENCONTROS PARA UM CURRÍCULO AFROCENTRADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIOPEDAGOGIA DAS ENCRUZILHADAS Exu como Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

FREITAS, Ricardo Oliveira de. EDUCOMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MIDIARTIVISMO. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.232-261.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1011.

Analiso iniciativas de midiartivismo como práticas educomunicativas, a fim de compreender a importância da interseção entre arte e mídia para a elaboração de projetos pedagógicos e, mesmo, políticos. Para tanto, apresento resultados de análises elaboradas acerca de artistas e coletivos de arte compromissados com ações que promovem discussões sobre temas como gênero, sexualidades, raça, etnia e localismos, com o intuito de contribuir para o fortalecimento da democracia, a conquista da cidadania, o desenvolvimento humano e a equidade de direitos. Ao incentivar o uso artístico das tecnologias como instrumento político, afirmo que esse tipo de ativismo promove uma militância que é sempre formativa e pedagógica.

Palavras-chave : Midiartivismo; Educação popular; Educomunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )