SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4EDUCOMUNICACIÓN COMO RECURSO DE MEDIOARTIVISMOPERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL SOBRE EL BIOMA PAMPA, EN EL OESTE DEL RIO GRANDE DEL SUR, BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

RUFINO, Luiz. PEDAGOGIA DAS ENCRUZILHADAS Exu como Educação. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.262-289.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1012.

Exu na cultura ioruba e nas suas múltiplas inscrições na diáspora africana emerge como princípio explicativo de mundo sobre o acontecimento, comunicação, linguagem, invenção, corporeidade e ética. Nesse sentido, considerando que os domínios do orixá são também comuns ao fenômeno educativo, podemos, a partir de um giro enunciativo, perspectivar uma educação referenciada por ele. Assim, na emergência de processos educativos e proposições curriculares antirracistas e decoloniais é que lanço mão da Pedagogia das Encruzilhadas, um projeto político/epistemológico/ético que tem Exu como fundamento teórico/metodológico. Dessa maneira, entendendo que a decolonialidade se constitui enquanto ação e demanda outras presenças, conhecimentos e gramáticas, este artigo investe na crítica às obras coloniais que regimentam a educação não como prática emancipatória, mas como forma regulação. A reflexão também investe no apontamento de outras possibilidades de problematização da educação, a partir de referenciais éticos/estéticos historicamente produzidos como não credíveis pela razão dominante e suas políticas de conhecimento.

Palabras clave : Exu; Pedagogia das Encruzilhadas; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )