SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4PEDAGOGY OF THR CROSSROADS Exu as EducationPARTICIPATION OF STUDENTS WITH DOWN SYNDROME IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi; CARVALHO, Andriélli Vilanova de  and  PESSANO, Edward Frederico Castro. PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O BIOMA PAMPA, NO OESTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.290-318.  Epub May 15, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1016.

A percepção ambiental é uma ferramenta capaz de diagnosticar a relação do ser humano com o meio ambiente, possibilitando estabelecer estratégias e ações na busca da preservação ambiental. Nesse sentido, o Pampa tem destaque devido a sua importância biológica que sustenta boa parte da economia do bioma. Porém, nas últimas décadas, o Pampa vem apresentando consideráveis problemas ambientais. Desse modo, surge a necessidade de investigar as percepções de alunos do ensino básico a respeito dos seus conhecimentos sobre temas relacionados ao Pampa. Participaram desta pesquisa 94 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de três escolas públicas, do município de Uruguaiana, RS, e a coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário constituído por questões abertas e fechadas, sendo as respostas analisadas quali-quantitativamente. Os resultados permitem inferir que a maioria dos alunos possuem percepções inadequadas e fragmentadas sobre o bioma Pampa. Neste contexto, a pesquisa fornece informações para a comunidade acadêmica, a fim de promover intervenções para a melhoria das práticas pedagógicas, bem como na promoção de atividades contextualizadas que auxiliem na expansão do conhecimento ambiental regional.

Keywords : Bioma Pampa; Contextualização; Ensino de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )