SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4PEDAGOGIA DAS ENCRUZILHADAS Exu como EducaçãoPARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi; CARVALHO, Andriélli Vilanova de  e  PESSANO, Edward Frederico Castro. PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O BIOMA PAMPA, NO OESTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.290-318.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1016.

A percepção ambiental é uma ferramenta capaz de diagnosticar a relação do ser humano com o meio ambiente, possibilitando estabelecer estratégias e ações na busca da preservação ambiental. Nesse sentido, o Pampa tem destaque devido a sua importância biológica que sustenta boa parte da economia do bioma. Porém, nas últimas décadas, o Pampa vem apresentando consideráveis problemas ambientais. Desse modo, surge a necessidade de investigar as percepções de alunos do ensino básico a respeito dos seus conhecimentos sobre temas relacionados ao Pampa. Participaram desta pesquisa 94 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de três escolas públicas, do município de Uruguaiana, RS, e a coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário constituído por questões abertas e fechadas, sendo as respostas analisadas quali-quantitativamente. Os resultados permitem inferir que a maioria dos alunos possuem percepções inadequadas e fragmentadas sobre o bioma Pampa. Neste contexto, a pesquisa fornece informações para a comunidade acadêmica, a fim de promover intervenções para a melhoria das práticas pedagógicas, bem como na promoção de atividades contextualizadas que auxiliem na expansão do conhecimento ambiental regional.

Palavras-chave : Bioma Pampa; Contextualização; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )