SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O BIOMA PAMPA, NO OESTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASILDESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliação dos estudantes sobre o curso de licenciatura em química em ead do IFMT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

TEIXEIRA, Amanda Machado; BERGMANN, Mauren Lúcia de Araújo  e  COPETTI, Jaqueline. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.319-346.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1017.

Este estudo tem como objetivo verificar se os estudantes com Síndrome de Down de um município da Fronteira oeste do RS participam das aulas de Educação Física, descrevendo como ocorre esta participação, e de que forma os pais/responsáveis e os professores de Educação Física desses alunos entendem e contribuem para o processo inclusivo dos mesmos, nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, participaram do estudo quatro estudantes com Síndrome de Down de duas escolas públicas e uma privada, quatro pais/responsáveis e três professoras de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os participantes do estudo, bem como, empregada observação sistemática das aulas, de forma direta e não participante, para aqueles estudantes que participavam das aulas de Educação Física. Verificou-se que apenas duas estudantes, matriculadas em instituição privada de ensino, frequentam as aulas de Educação Física, mas essa participação não ocorre de forma efetiva. Ainda, identificou-se que a abordagem do professor de Educação Física e a escolha dos conteúdos, contribuem para a não participação do estudante com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física escolar. Frente à realidade encontrada, percebe-se que ainda existem muitas barreiras para que a participação de estudantes com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física aconteça de forma efetiva.

Palavras-chave : Educação Física escolar; Síndrome de Down; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )