SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAA ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE NÍVEL SUPERIOR: análise sob a perspectiva de Bachelard índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

LEAO, Marcelo Franco; OLIVEIRA, Eniz Conceição  e  MOLL, Jaqueline. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliação dos estudantes sobre o curso de licenciatura em química em ead do IFMT. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.347-375.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1018.

A educação brasileira enfrenta muitos desafios, dentre os quais destaca-se neste texto, a necessidade de preparar os futuros professores com embasamento científico e humanístico, sem descuidar dos aspectos contemporâneos, a exemplo das novas tecnologias. O curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT, vem contribuindo com a formação de professores desta disciplina para atuarem na Educação Básica. Assim, o objetivo deste estudo foi refletir sobre a conjuntura educacional e identificar como os acadêmicos do curso avaliam o processo formativo que estão recebendo. O estudo é do tipo levantamento descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, desenvolvido nos meses de fevereiro e março de 2017, cujos participantes foram 57 acadêmicos do curso. Para coletar dados, foi utilizado um formulário eletrônico, via Google Drive, contento 5 questões fechadas em escala Likert para analisar 44 aspectos deste processo formativo e seus elementos envolvidos. A metodologia utilizada para analisar estes dados coletados foi a análise de consenso. Os resultados dos escores calculados apontam que o curso atende as expectativas dos acadêmicos, sendo melhores avaliados os seguintes aspectos: compreensão dos conceitos e empenho na realização das atividades (como auto avaliação), seleção de conteúdos abordados (referente aos formadores), qualidade das informações nos rótulos (referente ao AVA), vídeos (como materiais didáticos) e questionários (como instrumento de avaliação). O único aspecto que não obteve consenso positivo na avaliação foi a realização dos chats. Logo, avaliar o processo de formação inicial de professores de química em EaD é uma maneira de refletir sobre os desafios da educação na contemporaneidade.

Palavras-chave : Contexto educacional; Formação inicial; Processo formativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )