SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4DESAFÍOS EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES: evaluación de los estudiantes sobre la graduación de química en ead del IFMTY CUANDO LOS NIÑOS CON CINCO AÑOS LLEGEN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CEDRAN, Jaime da Costa  y  SANTIN FILHO, Ourides. A ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE NÍVEL SUPERIOR: análise sob a perspectiva de Bachelard. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.376-405.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1019.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a sequência apresentada por alguns livros didáticos de química orgânica, ao abordar as estruturas carbônicas e seu arranjo espacial, e discuti-las sob a ótica da epistemologia de Gaston Bachelard. Os livros foram escolhidos por serem adotados nas disciplinas introdutórias de Química Orgânica em algumas das principais universidades brasileiras. Os resultados mostram que todos os livros se iniciam com a mesma abordagem o tema de estrutura e propriedades dos compostos orgânicos, partindo das características eletrônicas do átomo de carbono e das possibilidades de sua hibridação, para depois apresentarem conceitos mais simples, obtidos a partir de dados experimentais. Tal abordagem caracteriza uma inversão do ponto de vista histórico e também do ponto de vista epistemológico, tomando como referencial a sequência de escolas filosóficas propostas por Bachelard.

Palabras clave : Química Orgânica; Análise de Livros Didáticos; Bachelard.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )