SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliação dos estudantes sobre o curso de licenciatura em química em ead do IFMTE QUANDO AS CRIANÇAS COM CINCO ANOS CHEGAM A ESCOLA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CEDRAN, Jaime da Costa  e  SANTIN FILHO, Ourides. A ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE NÍVEL SUPERIOR: análise sob a perspectiva de Bachelard. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.376-405.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1019.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a sequência apresentada por alguns livros didáticos de química orgânica, ao abordar as estruturas carbônicas e seu arranjo espacial, e discuti-las sob a ótica da epistemologia de Gaston Bachelard. Os livros foram escolhidos por serem adotados nas disciplinas introdutórias de Química Orgânica em algumas das principais universidades brasileiras. Os resultados mostram que todos os livros se iniciam com a mesma abordagem o tema de estrutura e propriedades dos compostos orgânicos, partindo das características eletrônicas do átomo de carbono e das possibilidades de sua hibridação, para depois apresentarem conceitos mais simples, obtidos a partir de dados experimentais. Tal abordagem caracteriza uma inversão do ponto de vista histórico e também do ponto de vista epistemológico, tomando como referencial a sequência de escolas filosóficas propostas por Bachelard.

Palavras-chave : Química Orgânica; Análise de Livros Didáticos; Bachelard.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )