SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4LA ESTRUCTURA DE LOS COMPUESTOS ORGÁNICOS EN LIBROS DIDÁCTICOS DE NIVEL SUPERIOR: análisis en la perspectiva de bachelardLA ETAPA SUPERVISADA EN LAS LICENCIAS DE IFPI: aspectos legales y contextos de la práctica como actividad formativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CHISTE, Bianca Santos  y  OLIVEIRA, Elaine Gracia de. E QUANDO AS CRIANÇAS COM CINCO ANOS CHEGAM A ESCOLA?. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.406-433.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1020.

Este estudo tem como intenção apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida de 2015 a 2016, na qual se investigou como acontece a inserção das crianças com 05 anos de idade no ensino fundamental. A investigação realizada em uma escola pública do município de Rolim de Moura caracterizou-se como um estudo de caso e teve como instrumentos de produção de dados a análise documental, a observação em sala de aula, e as entrevistas realizadas com duas professoras do Ciclo Básico de Alfabetização. Fundamentadas em Leite (2011), Kohan (2007), Kramer (2006), Barbosa (2006) entre outros, procuramos discutir neste artigo, sobre a infância e suas singularidades, a partir das implicações da inserção das crianças pequenas no ensino fundamental. As discussões indicam a necessidade de pensarmos a educação da criança, a partir do lugar da infância e da própria criança.

Palabras clave : Legislação; Infância; Criança; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )