SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4E QUANDO AS CRIANÇAS COM CINCO ANOS CHEGAM A ESCOLA?ESPAÇOS PÚBLICOS COMO MATRIZ DE GESTÃO EDUCACIONAL EM GURUPÁ: resistência política por uma escola popular para o povo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MELO, Ana Valéria Borges de Carvalho  e  GUEDES, Neide Cavalcante. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS DO IFPI: aspectos legais e contextos da prática como atividade formativa. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.434-463.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1021.

O artigo tem como objetivo investigar em um primeiro momento os marcos regulatórios do Estágio no Brasil, por meio de uma retrospectiva histórica das legislações que regulamentaram o Estágio Curricular a partir do recorte cronológico e temporal que vai de 1942, com a promulgação da Lei Orgânica do Ensino Industrial, até 2008 com a sanção de Lei Nº 11.788, que dispõe sobre o estágio de estudantes, no sentido de compreender a visão de Estágio contida tanto nos textos legais nacionais quanto nos documentos institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Piauí - IFPI. No segundo momento comtemplamos elementos que permeiam o contexto da prática de estágio como atividade formativa obrigatória e requisito fundamental para obtenção do título de licenciando. As reflexões desse trabalho foram feitas à luz de autores como Pimenta (2005), Pimenta e Lima (2004), Piconez (2005), dentre outros. As conclusões se encaminham no sentido de compreender que na relação prática e estágio, perpassa um esforço no sentido de incorporar a legislação nas discussões sobre a formação realizadas pelos estudiosos dessa temática, buscando a superação de questões históricas. Portanto, se faz necessário o reconhecimento dos avanços, notadamente ao se considerar a dimensão prática de todas as disciplinas que compõem o currículo.

Palavras-chave : Licenciaturas; Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )