SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4ESPACIOS PÚBLICOS COMO MATRIZ DE GESTIÓN EDUCACIONAL EN GURUPÁ: por una escuela popular para el puebloEVALUACIÓN DEL ENADE EN EL ÁREA DE PEDAGOGÍA: análisis y discusiones a la luz de las directrices curriculares de formación del pedagogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

LOBO, Cláudia Barbosa  y  GOMES, Marco Antônio de Oliveira. ACERCA DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO: uma breve retrospectiva das propostas educativas no ensino profissionalizante no Brasil. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.493-518.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1023.

Neste trabalho analisamos os aspectos históricos, políticos e ideológicos das propostas do ensino profissionalizante no Brasil ao longo do período republicano. Assim, nosso objetivo pautou-se pela análise das justificativas e argumentos que consideram a existência de uma formação deficiente como responsável pela geração da exclusão, miséria e a ausência de mão de obra qualificada para o atendimento das necessidades econômicas do país. Como ponto de partida metodológico, levamos em consideração que a educação, como qualquer outra dimensão das relações sociais, vincula-se intrinsecamente com a estrutura de classes instituídas historicamente. Assim, a questão da educacional não pode ser pensada como se fosse um sistema ou subsistema à parte na vida social. De forma sintética, é possível indicar que o ensino profissionalizante está inserido num modelo dual de educação, que não alterou, nem poderia, a condição de classe dos filhos dos trabalhadores. Por fim, buscamos aporte teórico em autores como Frigotto (2010), Saviani (2011) e Romanelli (1978), considerando as categorias de análise do materialismo histórico e dialético.

Palabras clave : Educação Profissionalizante; Mercado de Trabalho; Educação Brasileira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )