SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4EVALUACIÓN DEL ENADE EN EL ÁREA DE PEDAGOGÍA: análisis y discusiones a la luz de las directrices curriculares de formación del pedagogoJUEGOS DE LENGUAJE Y ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS: un análisis de su utilización en la educacion infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

LELIS, Luziane Said Cometti  y  HORA, Dinair Leal da. AVALIAÇÃO EXTERNA: conceitos, significados e tensões. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.549-575.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1025.

O estudo discute a relação existente entre a avaliação externa e a prática pedagógica, as compreensões adquiridas pelos profissionais que atuam no ambiente escolar, as apropriações dos resultados, as tensões e as estratégias utilizadas para a melhoria do ensino. As significações construídas a respeito da avaliação externa são provenientes de revisão bibliográfica e pesquisa de campo realizada em uma escola pública municipal de Belém/PA. As análises acerca dos resultados indicam dois movimentos/posicionamentos concomitantes: o dos gestores pedagógicos, que não privilegiam os resultados dos testes externos e nem o índice de qualidade nacional na realização da organização do trabalho pedagógico; e o dos professores que estão modificando “naturalmente” seus fazeres em busca de resultados preconizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Palabras clave : Avaliação externa; Prática pedagógica; Regulação; Responsabilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )