SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4RESEARCH STRICT SENSU ON THE FORMATION OF TEACHERS IN WHICH THE DECIMAL NUMBERS: content and referencesMATHEMATICS IN SCIENCE COURSES IN THE SOUTH OF MATO GROSSO UNO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de  and  SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. MODELAGEM MATEMÁTICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE FÍSICA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.635-664.  Epub May 15, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1028.

Na atual sociedade tecnológica e globalizada, permeada de rápidas transformações socioculturais, os conteúdos para o ensino de física não podem mais se concentrar na aprendizagem conceitual. Além de conceitos, os estudantes precisam construir competências que os possibilitem investigar e tomar decisões críticas cientificamente fundamentadas, ou seja, é necessário letramento científico. Competências desse tipo envolvem a adoção de uma abordagem educacional ativa, tal como a modelagem matemática. O objetivo deste artigo é analisar a modelagem como geradora de competências essenciais para a formação de sujeitos letrados cientificamente no contexto amazônico do ensino de física. A pesquisa de campo envolveu três ciclos de modelagem com professores de ciências (n=13) do município de Almeirim, Pará, Brasil. Os métodos para produção de dados foram inspirados na metodologia mista. A interpretação de informações recorreu a procedimentos da análise textual discursiva em três fases: unitarização, categorização e metatexto. Os resultados evidenciam que a modelagem matemática pode ter implicações positivas para o letramento científico em física, especialmente para desenvolver competências para diferenciar questões com possibilidades de serem investigadas cientificamente, para avaliar formas de explorar cientificamente dada questão e para usar diferentes linguagens visando a manifestar aprendizagens.

Keywords : Modelagem matemática; Letramento científico; Ensino de física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )