SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4INVESTIGAÇÕES STRICTO SENSU SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO QUE TANGE AOS NÚMEROS DECIMAIS: Teor e referênciasA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS NO SUL DO MATO GROSSO UNO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de  e  SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. MODELAGEM MATEMÁTICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE FÍSICA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.635-664.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1028.

Na atual sociedade tecnológica e globalizada, permeada de rápidas transformações socioculturais, os conteúdos para o ensino de física não podem mais se concentrar na aprendizagem conceitual. Além de conceitos, os estudantes precisam construir competências que os possibilitem investigar e tomar decisões críticas cientificamente fundamentadas, ou seja, é necessário letramento científico. Competências desse tipo envolvem a adoção de uma abordagem educacional ativa, tal como a modelagem matemática. O objetivo deste artigo é analisar a modelagem como geradora de competências essenciais para a formação de sujeitos letrados cientificamente no contexto amazônico do ensino de física. A pesquisa de campo envolveu três ciclos de modelagem com professores de ciências (n=13) do município de Almeirim, Pará, Brasil. Os métodos para produção de dados foram inspirados na metodologia mista. A interpretação de informações recorreu a procedimentos da análise textual discursiva em três fases: unitarização, categorização e metatexto. Os resultados evidenciam que a modelagem matemática pode ter implicações positivas para o letramento científico em física, especialmente para desenvolver competências para diferenciar questões com possibilidades de serem investigadas cientificamente, para avaliar formas de explorar cientificamente dada questão e para usar diferentes linguagens visando a manifestar aprendizagens.

Palavras-chave : Modelagem matemática; Letramento científico; Ensino de física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )