SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4MODELACIÓN MATEMÁTICA Y ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA EN LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICAPERCURSOS DE AUTORIA Y SUBJETIVACION: entre rodas, rimas y videoclips índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

GONZALES, Kátia Guerchi; SILVA, Carla Regina Mariano da  y  GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. A MATEMÁTICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS NO SUL DO MATO GROSSO UNO. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.665-694.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1029.

Neste artigo, nosso propósito é analisar aspectos de como a Matemática se configurava nos cursos de Ciências que, no sul do Mato Grosso Uno, tinham por finalidade formar professores. Para a discussão, recorremos às compreensões resultantes de duas teses de Doutorado, uma das quais, tematiza as Licenciaturas em Ciências e em Matemática, no estado de Mato Grosso do Sul, nos campus da UEMT - Universidade Estadual de Mato Grosso e da FADAFI - Faculdade de Filosofia Dom Aquino, em torno da década de 1970; enquanto a outra estuda as Licenciaturas Parceladas de Ciências e as Licenciaturas em Regime Parcelado de Ciências - Habilitação em Matemática, implantadas, respectivamente, nas décadas de 1970 pela UEMT, e em 1990 pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O estudo dessas produções considera o sul do Mato Grosso Uno e sua realidade sociocultural e política, permitindo observar, dentre uma pluralidade de subtemas de discussões, a Matemática presente nessas modalidades de formação de professores. Ressaltamos, assim, que as disciplinas relativas à Matemática, nessas distintas modalidades de ensino, seguiam praticamente as mesmas disposições e pressupostos e, com uma mesma nomenclatura e carga horária, eram efetivadas de modos muito distintos nos processos de formação.

Palabras clave : Formação de professores de Matemática; Mato Grosso Uno; Professores Leigos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )