SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4PERCURSOS DE AUTORIA E SUBJETIVAÇÃO: entre rodas, rimas e clipesEDUCAÇÃO AOS PRIVADOS DE LIBERDADE NO AMAZONAS: correntezas de um direito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SORTE, Paulo Boa  e  SILVA, Nayara Stefanie Mandarino. TEORIA E PRÁTICA: entre dicotomias e relações na formação de professores de inglês. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.720-745.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1031.

Os conhecimentos acerca das abordagens, métodos e técnicas de ensino de inglês, formulados e difundidos por especialistas, são tidos, por muitos professores em formação, como distantes da realidade ou impossíveis de serem desenvolvidos. Para melhor compreender esse problema, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que se entende pelos termos “teoria” e “prática” e as possíveis relações entre eles no contexto de formação de professores de inglês pré-serviço. Com isso, pode-se lançar novos e/ou diferentes olhares acerca de como professores são formados e o quanto essa formação tem priorizado o contato com teorias, práticas e suas relações. Os pressupostos teóricos são Freire ([1968] 2011), Rajagopalan (1984), Pereira (1988), Kincheloe (1997), Japiassu e Marcondes (2001), Pennycook (2010) e Vieira-Abrahão (2010). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRÉ, 1996; RIZZINI, 1999). Os resultados apontam que alunos-professores entendem esses conceitos como opostos e que, em muitos casos, não se completam ou são difíceis de se completarem, rejeitando-os como unidade.

Palavras-chave : Teoria; Prática; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )