SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4LA EDUCACIÓN A LA LIBERTAD PRIVADA EN LA AMAZONÍA: las divisas de una leyESCUELA TÉCNICA DE MANAUS (ETM) A LA ESCUELA TÉCNICA FEDERAL DE AMAZONAS (ETFAM) - (1942-1965): una perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

RIOS, Pedro Paulo Souza; DIAS, Alfrancio Ferreira  y  BRAZAO, José Paulo Gomes. “LEMBRO-ME DE QUERER ANDAR DURINHO, COMO SE DIZ QUE HOMEM DEVE SER”: a construção do corpo gay na escola. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.775-804.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1033.

Este estudo tem como objetivo refletir acerca da construção de masculinidades/homossexualidades nas trajetórias de professores gays, egressos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática e Biologia do Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, tendo em vista os processos de construção de gênero e sexualidade, em suas trajetórias de vida, formação acadêmica e, exercício profissional. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com descrição e interpertação das narrativas (auto)biográficas, produzidas por seis professores gays. Dessas narrativas emergiram as produções educativas heterossexistas e normatizadoras que visam transformar crianças em adultos. O poder disciplinar sobre os corpos no contexto escolar é disseminado por práticas educativas instituídas que hierarquizam, regulamentam e padronizam espaços, atividades pedagógicas, cores, modos de se comportar, brinquedos e, brincadeiras, como sendo adversativas, ou para meninos ou para meninas. Contudo, os corpos gays impõem-se ao problematizarem questões não passíveis de discussão. Os sujeitos desenvolveram estratégias de enfrentamento das normas heterossexistas. Isso resultou numa nova concepção do que é ser estudante, assumindo uma postura queer. Ser queer funcionou como instrumento pedagógico, para permanecer na escola, enquanto um direito social para resolver os atos preconceituosos e excludentes.

Palabras clave : Narrativas (Auto)biográficas; Gênero; Homossexualidades; Performatividade; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )