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Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Vannessa Ribeiro da  e  MIKI, Pérsida da Silva Ribeiro. ESCOLA TÉCNICA DE MANAUS (ETM) À ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS (ETFAM) - (1942-1965): uma perspectiva histórica. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.805-831.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1034.

O atual estudo objetiva historicizar o processo da criação da Escola Técnica de Manaus (ETM) em 1942 e como sucedeu a modificação no ensino profissional até 1965 com a nova denominação - Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM). Este artigo faz parte da dissertação intitulada “A mulher no ensino profissional em Manaus: visibilidade, espaços e dinâmicas na ETM e ETFAM (1937 a 1971)”. Ao apresentar o período de 1942 a 1965, questiona-se que mudanças ocorreram no ensino profissional por meio das políticas educacionais na Escola Técnica através da Lei Orgânica do Ensino Industrial, criação do SENAI, e a LDB nº 4.024/61. Analisa-se fontes documentais oficiais encontradas no Arquivo Digital Gustavo Capanema e do Arquivo Geral da Escola Técnica. No governo de Getúlio Vargas, em 1942, foi implementada a Reforma Capanema pelo Ministro da Educação Gustavo Capanema com as Leis Orgânicas do Ensino, e que regulamentaram o Ensino Secundário, Industrial, Comercial e a criação do SENAI. Com a LDB nº 4.024/61 ocorreu uma reformulação na estrutura do ensino profissional e modificou novamente o ensino no país. As configurações das políticas públicas por meio dos instrumentos normativos são relevantes para se compreender a organização do ensino e da sociedade brasileira, em determinado momento, com vistas à divisão e aos processos de exclusão social.

Palavras-chave : História da Educação; Escola Técnica; Políticas Educacionais.

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