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Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SOUZA, Mário Luiz de  y  CARNEIRO, João Paulo. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: currículo, avaliação, educação e diversidade. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.160-189.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1104.

Este artigo propõe discutir na esfera das relações étnico-raciais, currículo, avaliação, educação e diversidade. Diante do desafio proposto dialogamos com autores que compreendem “raça” e racismo na dimensão social e política, ou seja, como categoria analítica indispenásvel na luta para uma educação antirracista (GUIMARÃES, 2009; HALL, 2013; MUNANGA, 2012; SCHWARCZ, 1993; DOMINGUES, 2004; SKIDMORE, 2002; SANTOS, 1997). No campo do currículo travamos um debate no sentido crítico, pós-critico e pós-estruturalista (ARROYO, 2011; APPLE, 2011; HALL, 2014; SILVA, 2010; GIROUX, 2011; MACLAREN, 2011). No âmbito de uma pedagogia da diversidade, a perspectiva da interculturalidade (CANDAU, 2014; MUNANGA, 2014; GOMES, 2010). Uma breve análise de algumas questões de história no caderno de avaliação do SAERJINHO (2013-2014). Possibilitando assim, uma educação democrática na dimensão do respeito à diferença, à equidade e no empoderamento dos grupos inferiorizados no processo histórico.

Palabras clave : Relações Étnico-Raciais; Currículo; Diversidade.

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