SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue5THE SCHOOL CURRICULUM AND ETHNIC-RACIAL RELATIONS: between Challenges and Perspectives in Early Childhood EducationBAIAN EXPERIMENTAL CLASSES AND THE CHALLENGE OF CURRICULAR PARADIGMS: from the mathematics program to educational practice in the 1960s and 1970s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

FERREIRA, Anne de Matos Souza  and  COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Ações dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs) Institucionalizados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS) no Período de 2006 A 2017. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.215-242.  Epub June 11, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1106.

O presente artigo tem como objetivo mapear as ações e objetivos desenvolvidos, no período de 2006 a 2017, pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) institucionalizados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Utilizamos Bardin (2016, p.127) como aporte metodológico para a organização dos dados e recorremos à literatura especializada, por meio das produções de Ratts (2011, p.36); Gomes (2012); Siss; Barreto e Oliveira (2013); Santana; Coelho e Cardoso (2014); Fernandes (2014); Siss (2014); Rezende e Pereira (2015, p.93); Marques e Silva (2016) para as discussões no tocante aos NEABs. A partir dos dados coletados concluímos que as ações desenvolvidas pelos NEABs nos IFETs contribuem para o fortalecimento das políticas de ação afirmativa, sobretudo no que tange aos processos de formação de professores para a Educação das Relações Étnico-raciais. Todavia, a despeito das contribuições desses núcleos, um dos desafios a superar refere-se à inserção de ações voltadas para a inclusão da temática racial no currículo escolar.

Keywords : NEABs; IFETs; Ações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )