SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue5BAIAN EXPERIMENTAL CLASSES AND THE CHALLENGE OF CURRICULAR PARADIGMS: from the mathematics program to educational practice in the 1960s and 1970sTHE THREE LEVELS OF CHEMICAL KNOWLEDGE: students' difficulties in the transition between macro, submicro and representational author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Maria Abádia da  and  FERNANDES, Edison Flávio. O PROJETO EDUCAÇÃO 2030 DA OCDE: uma bússola para a aprendizagem. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.271-300.  Epub June 11, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1108.

O presente artigo analisa o projeto Education 2030: The Future of Education and Skills, instituído pela OCDE em 2015 e que propõe uma matriz conceitual de aprendizagem e a criação e condução de um currículo internacional formado a partir de uma bússola de aprendizagem. Tal concepção entrelaça novas competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) a serem inseridas nos currículos escolares dos países. Aponta as formas de atuação da OCDE na área educacional, os elementos visíveis e invisíveis do projeto e como a Educação Básica torna-se um nicho estratégico de exploração econômica e tecnológica. Ofusca-se, assim, o princípio da educação como um direito social e subjetivo, deslocando-se e favorecendo-se sua oferta como um serviço público consoante às regras de livre mercado.

Keywords : OCDE e Educação Básica; Currículo Escolar; Competências e Habilidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )