SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue5THE OECD’S EDUCATION 2030 PROJECT: a learning compassA STUDY ON MULTIDISCIPLINARY LABORATORIES OF NATURE SCIENCES IN PUBLIC SCHOOLS IN WESTERN PARÁ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MELO, Mayara Soares de  and  SILVA, Roberto Ribeiro da. OS TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.301-330.  Epub June 11, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1109.

Estudos apontam que uma das maneiras de se ensinar Química na educação básica é por meio da discussão dos três níveis do conhecimento químico. Porém, no contexto das aulas de Ciências há uma falta de demarcação desses níveis quando os fenômenos são apresentados, gerando dificuldades no aprendizado dos conceitos. A partir desses fatos, surge a necessidade de se investigar como fazer a transição entre os três níveis de modo a auxiliar a compreensão dos conceitos apresentados nas aulas de Química. Para tanto, foram investigadas duas hipóteses, a saber: a utilização de sistemas conceituais hierárquicos e o uso de modelos e modelagem, associados à realização de atividades demonstrativo-investigativas. A utilização dessa estratégia levou a resultados bastante satisfatórios, pois, com o uso de sistemas conceituais, os estudantes se apropriaram dos significados dos conceitos abordados e, por meio das atividades de modelos e modelagens, conseguiram representar os fenômenos observados utilizando diferentes modos de representação.

Keywords : Três níveis do conhecimento químico; Modelos e modelagens; Sistemas conceituais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )