SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5EL PROYECTO EDUCACIÓN 2030 DE LA OCDE: una brújula para la aprendizajeUN ESTUDIO SOBRE LOS LABORATORIOS MULTIDISCIPLINARES DE LAS CIENCIAS NATURALES EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA REGIÓN OESTE DEL PARÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MELO, Mayara Soares de  y  SILVA, Roberto Ribeiro da. OS TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.301-330.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1109.

Estudos apontam que uma das maneiras de se ensinar Química na educação básica é por meio da discussão dos três níveis do conhecimento químico. Porém, no contexto das aulas de Ciências há uma falta de demarcação desses níveis quando os fenômenos são apresentados, gerando dificuldades no aprendizado dos conceitos. A partir desses fatos, surge a necessidade de se investigar como fazer a transição entre os três níveis de modo a auxiliar a compreensão dos conceitos apresentados nas aulas de Química. Para tanto, foram investigadas duas hipóteses, a saber: a utilização de sistemas conceituais hierárquicos e o uso de modelos e modelagem, associados à realização de atividades demonstrativo-investigativas. A utilização dessa estratégia levou a resultados bastante satisfatórios, pois, com o uso de sistemas conceituais, os estudantes se apropriaram dos significados dos conceitos abordados e, por meio das atividades de modelos e modelagens, conseguiram representar os fenômenos observados utilizando diferentes modos de representação.

Palabras clave : Três níveis do conhecimento químico; Modelos e modelagens; Sistemas conceituais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )