SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5O PROJETO EDUCAÇÃO 2030 DA OCDE: uma bússola para a aprendizagemUM ESTUDO SOBRE LABORATÓRIOS MULTIDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO OESTE DO PARÁ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MELO, Mayara Soares de  e  SILVA, Roberto Ribeiro da. OS TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.301-330.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1109.

Estudos apontam que uma das maneiras de se ensinar Química na educação básica é por meio da discussão dos três níveis do conhecimento químico. Porém, no contexto das aulas de Ciências há uma falta de demarcação desses níveis quando os fenômenos são apresentados, gerando dificuldades no aprendizado dos conceitos. A partir desses fatos, surge a necessidade de se investigar como fazer a transição entre os três níveis de modo a auxiliar a compreensão dos conceitos apresentados nas aulas de Química. Para tanto, foram investigadas duas hipóteses, a saber: a utilização de sistemas conceituais hierárquicos e o uso de modelos e modelagem, associados à realização de atividades demonstrativo-investigativas. A utilização dessa estratégia levou a resultados bastante satisfatórios, pois, com o uso de sistemas conceituais, os estudantes se apropriaram dos significados dos conceitos abordados e, por meio das atividades de modelos e modelagens, conseguiram representar os fenômenos observados utilizando diferentes modos de representação.

Palavras-chave : Três níveis do conhecimento químico; Modelos e modelagens; Sistemas conceituais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )