SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5OS TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacionalTRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR: desafios e perspectivas na escola do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PEREIRA, Ademir de Souza  e  CONCEICAO, Naicy Camila Paixão da. UM ESTUDO SOBRE LABORATÓRIOS MULTIDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO OESTE DO PARÁ. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.331-360.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1110.

Por meio da presente pesquisa, analisamos a implantação e a utilização de vinte laboratórios didáticos multidisciplinares de Ciências da Natureza, situados em cinco municípios da região Oeste do Pará. Foram visitadas vinte e seis escolas, localizadas em sete municípios distintos, entre os anos de 2012 e 2016. Dezoito professores que atuam nos laboratórios didáticos responderam a um questionário e submeteram-se a uma entrevista semiestruturada. Estas foram organizadas em torno dos processos de implantação dos laboratórios e suas estruturas, das formações dos professores e das atuações nos laboratórios. Constatamos que a escolha para a implantação dos laboratórios não ocorreu no contexto da escola e que a maioria dos professores atuantes nos espaços não se sentiu confiantes em desenvolver sua atividade, haja vista que durante as formações básicas não houve formação para atuação com o uso da experimentação didática. A partir destas constatações, sugerimos que abordagens sobre laboratórios multidisciplinares em Ciências da Natureza sejam curricularizadas nos cursos de formação de professores e que os professores atuantes sejam oportunizados a frequentar espaços formativos que contemplem abordagens sobre os laboratórios didáticos multidisciplinares.

Palavras-chave : Laboratório multidisciplinar didático; Experimentação didática; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )