SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5UN ESTUDIO SOBRE LOS LABORATORIOS MULTIDISCIPLINARES DE LAS CIENCIAS NATURALES EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA REGIÓN OESTE DEL PARÁDIFICULTADES DE APRENDIZAJE EN EL CONTEXTO ESCOLAR: posibles estrategias didácticas y de intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MORAIS, Francisco de Assis Marinho  y  SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR: desafios e perspectivas na escola do campo. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.361-390.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1111.

Este artigo discute trajetórias de sucesso escolar, por meio de prolongamento dos estudos de pessoas oriundas de escolas do campo. Trata-se de trajetórias escolares permeadas de desafios e enfrentamentos das adversidades da vida social do campo para chegar aos níveis prolongados de estudos, especificamente, mestrado e doutorado (Stricto Sensu). Abordamos os aspectos concernentes à vida no campo e às escolas onde estudaram os sujeitos, destacando a forma de ensino, as experiências de aprendizagem, as relações sociais em sala de aula, em meio aos desafios, as perspectivas e as motivações intrínsecas e extrínsecas para continuar os estudos no ensino superior.

Palabras clave : Escola do campo; Trajetória escolar; Prolongamento dos estudos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )