SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue5TRAJECRY OF SCHOOL SUCCESS: challenges and perspectives in the rural schoolEnvironmental education and watersheds in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

ASSUNCAO, Wildson Cardoso  and  FREITAS, José Carlos de. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: possíveis estratégias didáticas e de intervenção. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.391-420.  Epub June 11, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019n5id1112.

O objetivo deste artigo é descrever e refletir sobre algumas das dificuldades de aprendizagem presentes no contexto escolar e, através disso, pontuar algumas das estratégias didáticas e de intervenção que podem ser utilizadas pelos professores. Trata-se um estudo teórico, na modalidade de revisão narrativa da literatura. Buscamos reunir algumas das discussões e propostas atuais que se basearam em questionamentos sobre inserção da Psicologia na Educação e tipos de estratégias didáticas utilizadas nas determinadas dificuldades de aprendizagem. Os achados mostram que existem constantes diálogos entre a Psicologia e a Educação, havendo possibilidades de trabalhar dificuldades de aprendizagem com uso de recursos que podem se adequar à estrutura das escolas, com intuito de facilitar o processo de aprendizagem.

Keywords : Dificuldades de Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem; Estratégias Didáticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )